domingo, 11 de janeiro de 2009

Calendário Cultural de Minas Gerais - Janeiro 2009

Tradições religiosas e mostras culturais
O mês de janeiro é marcado por festas religiosas, como a festa de "Folia de Reis", "São Sebastião" e "Nossa Senhora Mãe de Deus". Em Minas, as comemorações religiosas são de grande importância, pois os mineiros valorizam e preservam a memória e as tradições. Além disso, o Estado apresenta um conjunto de igrejas muito importantes para o patrimônio histórico e cultural de Minas e do país.
A Folia de Reis, que começa no dia 24 de dezembro, tem seu ápice no dia 06 de janeiro, quando é comemorado o dia dos Reis Magos, reis que levaram presentes ao menino Jesus. O árabe Baltazar trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus, o etíope Gaspar trazia mirra, significando a sua humanidade e o indiano Belchior trazia ouro, significando a sua realeza. Na cidade de Aiuruoca, as comemorações ocorrem entre 25/12 e 06/01, em Andradas, entre 06 e 30/01, já em Caetanópolis acontecem nos dias 16 e 17/01, na Chapada Gaúcha, entre 25/12 e 06/01, em Sabará, entre 25/12 e 07/01, e em Grão Mogol, entre 24/12 e 21/01.
A festa de São Sebastião é comemorada no dia 20 em cidades onde o santo é padroeiro. São Sebastião nasceu na França, no século III, alistou-se no exército romano e foi torturado e morto por ser cristão. Assim, os católicos têm grande admiração por sua figura, pois ele não teve medo de assumir sua crença e morreu bravamente defendendo-a. Para os mineiros devotos de São Sebastião, ele é considerado símbolo de resistência. As cidades de Alpinópolis e de São Tiago prestarão homenagem ao santo no dia 20.
Também no primeiro dia do ano é celebrada uma festa em honra a Nossa Senhora Mãe de Deus, nas cidades de Madre de Deus de Minas, Conceição do Mato Dentro e Grão Mogol.
Em cartaz cinema, teatro e dança
Janeiro também é mês de teatro e cinema. A "Campanha de Popularização do Teatro e da Dança", evento garantido em Belo Horizonte, já está em sua 35ª edição; a programação é variada, com peças para todo gosto e para todos os públicos. Serão três meses de intensas atividades e a preços bastante acessíveis, com espetáculos infantis, adulto, comédias, dramas, dentre outros. Acontece entre 05/01 e 08/03.
Também é evento garantido a "Mostra Passou Batido", que ocorre no Palácio das Artes, Belo Horizonte. A mostra reapresentará filmes que estiveram pouco tempo em cartaz no ano de 2008. Será dividida em duas etapas, a primeira ocorre entre 05 e 18/01 e a segunda, entre 19/01 e 01/02. Ótima chance para os que perderam a data!
E acontece na cidade de Tiradentes a "Mostra de Cinema de Tiradentes"; são nove dias de exibições, oficinas profissionalizantes, debates e mesas redondas; ocorrerá entre 23 e 31/01. A mostra se faz importante porque reúne cinéfilos de todo o Brasil e, ainda, ajuda a difundir a produção cinematográfica no interior de Minas, onde a produção nacional tem pouca divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário