quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Uberaba terá cinco novos bairros que escreverão sua história

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social lançou no último dia 12 edital do projeto Cultivando Cidadania: Cultura e História do meu bairro
A segunda edição do Edital de Participação para implementação do Projeto Cultivando Cidadania: Cultura e História do meu bairro está disponível aos interessados. A iniciativa, que integra o programa Cultivando Cidadania do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social chega as Escolas Públicas por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Uberaba e pela Superintendência de Ensino do Estado.
“Com este edital vamos contar a história de cinco novos bairros em Uberaba, apoiando escolas públicas a conhecer sua história. Com certeza, trata-se de um instrumento ímpar para a descentralização e o fortalecimento da memória, da cultura e da história em nossa cidade”, destaca a coordenadora do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, Mariangela Camargos. Para Sumayra Oliveira, então coordenadora do Projeto, a parceria com a Secretária de Educação e a superintendência possibilita um envolvimento de toda rede de ensino sobre história do seu entorno, atendendo de forma melhor distribuída a uma Cidade da dimensão de Uberaba com 58 bairros.Atualmente, cinco bairros já contaram sua história, através dos alunos das escolas participante, onde tudo pode ser lido no livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.
A instituição que desejar participar desta edição do projeto deverá preencher uma ficha, que consta no escaninho de cada escola, tanto na Secretária de Educação como na Superintendência. A proposta deverá ser enviada no período de 12 de janeiro a 06 de fevereiro de 2009, para o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, por e-mail instituto@agronelli.com.br ou para o endereço Avenida Deputado José Marcus Chérem, 864 Vila São Cristóvão.
As escolas que queiram participar deverão atender os seguintes critérios: Tenha sede e funcionamento na cidade de Uberaba, incluindo área rural; Disponibilize um representante como responsável pelo desenvolvimento das atividades do Projeto por no mínimo 2 (duas) horas semanais. Esse responsável será chamado de Coordenador Local; Não tenha impedimento de ordem técnica, administrativa, acadêmica ou jurídica; Não tenha participado das edições anteriores do projeto Cultivando Cidadania: cultura e história do meu bairro; Compareça nas reuniões agendadas pela Coordenação Geral do Projeto; Preencham corretamente a Ficha de Inscrição.
A implementação do Projeto Cultivando Cidadania: cultura e história do meu bairro será feita pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social e Arquivo Público de Uberaba, que ficará responsável, entre outras ações, por coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução do projeto, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado.
O Cultivando Cidadania: Cultura e história do meu bairro
O projeto tem um ciclo que dura 8 meses onde são trabalhados cinco bairros, através das escolas em três etapas distintas. O Projeto não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social e a comunidade. As escolas participantes ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações na comunidade. Para se tornar uma escola participante é imprescindível inscrever-se na seleção por meio de edital

Nenhum comentário:

Postar um comentário