quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Uberaba dá continuidade a projeto de preservação histórica

O presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (PDT), participou (09/01), da segunda reunião em parceria com Arquivo Público de Uberaba, para dar continuidade ao projeto de preservação dos documentos históricos da Câmara e resgate de acervo de Uberaba.

Participaram do encontro, a diretora do Arquivo, Lélia Bruno, os escritores, Guido Bilharinho, João Eurípedes Sabino, o historiador, Danilo Ferreira, a jornalista Evacira de Coraspe e a diretora do departamento de Documentação e Pesquisa da Câmara, Sumayra Oliveira.

Dutra deu início a reunião, explicando aos escritores que a intenção da Câmara é fazer um “chamamento para o resgate histórico” e para isso, o Poder Legislativo e o Arquivo, precisam agregar mais pessoas e também dar continuidade a trabalho que se iniciou com a veiculação de uma campanha instituição pela TV Câmara e jornais da cidade. “A Câmara tem que ser exemplo de preservação histórica. Então convocamos a população para nos disponibilizar seu acervo particular para duplicação, ou mesmo doação. No futuro, nossa intenção, é que o Paço se torne um museu, abrigando obras de arte e documentos históricos que contem a história de Uberaba”, destacou.

Bilharinho parabenizou Dutra pela iniciativa e se colocou a disposição para auxiliar no trabalho, haja vista que “a preservação do patrimônio histórico é o resgate da memória de um povo”. Sabino, além de elogiar o projeto, fez uma solicitação ao presidente Dutra, no sentido de resgatar historicamente a Praça da Gameleira, conhecida por Praça da Concha Acústica, transformando o local em um ponto cultural. Tanto Dutra, quanto Lélia Bruno se comprometeram a apoiar iniciativa, seja do ponto de vista documental, quanto através de ações junto ao Executivo.

Nesta segunda reunião, a diretora Sumayra também entregou aos participantes projeto norteando o trabalho a ser desenvolvido nos próximos dias. A jornalista Evacira, reafirmou a intenção da Câmara de resgatar a memória histórica da cidade, lembrando que o Poder Legislativo já desenvolveu várias ações neste sentido.

Finalizando a reunião, Dutra pediu aos participantes que lessem o projeto e opinassem no sentido de melhorá-lo. Ele também solicitou que nas próximas reuniões, sejam convidados cidadãos e entidades envolvidos com preservação de patrimônio histórico, no sentido de fomentar ainda mais a iniciativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário