sábado, 18 de agosto de 2012

Giramos e atracamos em Foz do Iguaçu



Coligação: FOZ UNIDA E FORTE - Composição: PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PTN / PR / PPS / PHS / PPL / PSD / PC do B

O "Giro 65" apresenta hoje aos leitores Francisco Lacerda Brasileiro, ou Chico Brasileiro, como ele mesmo prefere ser chamado, dentista por formação, nasceu em Piancó uma pequena cidade da Paraíba. Chegou a Foz do Iguaçu em 1990, e no ano seguinte foi aprovado em concurso público para trabalhar como dentista na prefeitura. É casado com Rosa Maria Jerônimo Lima, e tem dois filhos, Caio e João Guilherme.

Chico Brasileiro foi um dos fundadores do PC do B em Foz do Iguaçu, e de lá para cá já são 30 anos no partido, o único de sua vida. Mas o desejo em defender quem mais precisa, sempre de maneira ética e honesta, é algo ainda mais antigo.

Chico já participou da Pastoral da Juventude, ajudou a criar o Centro Acadêmico de Odontologia na Universidade Estadual da Paraíba, onde mais tarde foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Em 2000 Chico Brasileiro foi eleito vereador e reeleito para mandato até 2008. Firme na desfesa dos interesses da comunidade, sempre seguiu a consciência em suas decisões na Câmara Municipal. Pediu para não receber os jetons, um dinheiro extra que vereadores recebiam naquela época pela presença em sessões extraordinárias. Foi o único não aceitar.

Em 2004 participou do histórico movimento da Frentona que graças a decisão do povo mudou os rumos da cidade. No ano seguinte aceitou um convite do prefeito Paulo Mac Donald para assumir a Secretaria da Saúde. Um grande desafio, pois o sistema estava desmantelado.

A preocupação em garantir um atendimento digno no SUS ajudou Chico Brasileiro a conseguir importantes vitórias a favor do povo. Houve uma transformação na saúde pública e a população passou a receber cuidados antes de ficar doente. É a prevenção no lugar do modelo curativo.

Brasileiro sempre contou com o apoio do Governo Lula e agora da Presidenta Dilma. Foi assim para implantação do PSF (Programa Saúde da Família), a instalação da UPA
24 Horas João Samek e a estruturação do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Em 2008, Chico Brasileiro foi eleito vice-prefeito de Foz, assumindo a prefeitura por diversas vezes. Nessas oportunidades garantiu verbas do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Quer saber mais sobre ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário