quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Folias de Reis fazem encontro no Circo do Povo, no Domingo dia 12


Abertas as inscrições gratuitas para o 53º Encontro de Folias de Reis de Uberaba. As companhias interessadas podem realizar o registro até o dia 10, sexta-feira, das 8h às 18h, na Fundação Cultural, na r. Tristão de Castro, 64, Centro, telefone: 3331-9203. O festival será no dia 12, no Circo do Povo, instalado entre o bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, na esquina da r. João Pinheiro com Avenida Maria Machado dos Santos.


O encontro – a se realizar durante todo o dia - terá início às 8h30, com a concentração dos grupos de folias, na praça em frente ao estádio do Vila Nova Futebol Clube, que desfilarão até o circo, a cerca de 300m. Durante o trajeto, tomadas de imagens serão registradas para a produção de documentário sobre a manifestação popular-religiosa. 

Um presépio em tamanho real, instalado no palco do circo, será saudado pelas companhias - integradas de oito a 15 membros - por três minutos cada, a fim de serem filmadas. Um CD também será gravado durante o encontro. Essas produções serão distribuídas a bibliotecas, escolas e admiradores de folias.

A Fundação Cultural, segundo o diretor de Departamento, Antonio Carlos Marques, fornecerá almoço típico da cozinha mineira e distribuirá aos participantes 20 instrumentos musicais: cavaquinhos, violas, bandolins, surdos completos e pandeiros, sendo quatro de cada modelo.

De acordo com a Associação de Folias de Reis do Rio de Janeiro, ressalta Marques, Uberaba é o município brasileiro com maior número – 180 - de companhias em atividade registrada em levantamento realizado pela entidade. O encontro de folias foi criado pela dupla sertaneja Toninho e Marieta há 54 anos, e desde 1986 é promovido pela Fundação Cultural, sob a coordenação de Marques.


Luiz Alberto Molinar – Matrícula Sindical nº 2.906
Assessor de Comunicação da Fundação Cultural
3331-9219 – 9661-5298

Antonio Carlos Marques
Diretor de Departamento da Fundação
9666-7443 - 3331-9216   

Nenhum comentário:

Postar um comentário