sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Simples e intenso as comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Uberaba

À tarde de hoje, foi de sensações que não sinto deste da época que militava no Movimento Estudantil. As comemorações dos 60 anos da Declaração, realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Uberaba, no plenário da Câmara Municipal, começou com toda formalidade de um cerimonial ignóbil, mas foi tomando pelos debates calorosos, que merecem esta Comemoração.
Como em Uberaba tem gente boa! O Guido Bilharinho discutindo as questões culturais, a professora Abigail Bracarense falando sobre a Educação, a professora Merenciana com a força de sua história de vida que a conduz na luta até hoje, apesar de seu debilitado estado de saúde e tantos outros. Sabe, hoje descobri que preciso conhecer melhor os belos personagens desta cidade, às vezes minha geração, a do “Fora Collor”, não dá o devido valor a estes atores locais, que lutaram pela nossa liberdade.
Mas, o momento mais singelo e emocionante foi ás homenagens prestadas, entre elas à Dona Lucilia Rosa, uma mulher de fibra - A primeira vereadora mulher e comunista do país - que tive o prazer de conhecer no inicio da década de 90. Hoje com 92 anos foi homenageada por defender bravamente os direitos humanos em Uberaba, seu filho Carlistos e seu neto Carlos receberam a homenagem e foram aplaudidos de pé pelo plenário. Aqui abro um parêntese especial, não os conhecia, e em uma conversa rápida com seu neto, contei a ele sobre um desejo que tenho - o de transformar a casa de Dona Lucilia em um museu sobre sua história de vida, e para minha surpresa ele me disse que faz museologia na UFOP e tem o mesmo desejo, ah!!! Foi muito bacana este encontro. Espero que nossos sonhos se tornem realidade e farei o possível para isto.
Agora não posso deixar de mencionar aqui, que tudo isso foi coordenado por uma mulher que admiro - a presidente da Comissão de Direitos Humanos de Arquidiocese de Uberaba - Silvana Elias, a quem dou meus parabéns e dedico esta simples e sincera postagem. Obrigada por fazer reviver em nossos corações a crença na luta pela justiça social.

2 comentários:

  1. Adorando seu Blog.
    Vc está escrevendo bem demais.
    Muuuuuuitos beijos e continue assim
    Seu fã Ramon

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Ramon!!!! Acho que "este escrevendo bem demais" é muito suspeito.......Vc é muito bom... Tb sou sua fã!!!!!!!!!! Beijos com saudades!!!!

    ResponderExcluir