domingo, 16 de setembro de 2012

Filme refaz biografia de cineasta comunista Roman Karmen


O documentário "Roman Karmen - Um Cineasta a Serviço da Revolução" traz a biografia do homem que registrou a guerra e parte da história mundial sob o viés soviético. Karmen filmou de perto chefes de Estado como Stalin e Mao, Ho Chi Minh e Giap, Nehru e Salvador Allende, Fidel Castro e Guevara.
  
E não deixou de impor um estilo, um ponto de vista e uma maneira de filmar que nos legaram não só alguns dos planos mais bonitos deste século, como também influenciaram várias gerações de cineastas em diversas partes do mundo.

Por outro lado, esse documentário visa expor também as particularidades do cineasta e o fracasso pessoal, por trás do sucesso profissional. Ele era um verdadeiro comunista convicto e vagou pelo mundo retratando a Guerra Civil Espanhola, as batalhas de Moscou e Leningrado na Segunda Guerra Mundial, a primeira Guerra da Indochina , e a ascensão do comunismo no Sudeste Asiático em 1950 e na América do Sul durante os anos 1960.

O dicumentário passou apenas uma vez na TV aberta, durante o festival de documentários da TV Cultura, em agosto deste ano.

Para quem está de bobeira neste final de semana pode ser uma boa pedida!

Ficha técnica
Gênero: Documentário
Título original: Roman Karmen, Un Cinéaste Au Service de La Révolution
Direção: Patrick Barberis; Dominique Chapuis
Produção/Ano: 2002
Origem: França
Duração: 90 minutos

Fonte: TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário