quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Museu da Pessoa lança o livro "Memória de Brasileiros - Uma história em todo canto"

O título apresenta uma visão renovada e inspiradora sobre o Brasil, ao registrar mais de 100 fragmentos da memória nacional, retirados das histórias de vida de brasileiros de todos os tipos, origens e perfis, durante mais de 15 anos de trabalho do Museu da Pessoa, responsável pela organização do livro. O jovem que deixou de ser escravo, o sobrinho da rainha, o pedreiro bibliotecário, a bonequeira que lembra o barro da infância, o poeta que aprendeu a costurar palavras com a avó materna. Índios de mil povos, imigrantes dos quatro cantos do mundo e seus descendentes.

Cuidadosamente escolhidos a partir de um acervo com mais de 10 mil depoimentos. Este livro de memórias traz a graça de conhecer o outro, a intimidade de uma roda de conversa e a possibilidade de entender como a sua própria história também se conecta à de todos. Cada história surpreende, ora pela realidade que desvela, ora pela incrível capacidade que cada ser humano guarda em si de modificar sua trajetória.
Durante a viagem, o leitor encontrará grandes “Histórias de Vida”, que abrem os cinco capítulos correspondentes a cada região do Brasil. Já as “Caravanas”, que fecham três deles são como um entreposto de estrada – quando se pára, sem pressa, para olhar com profundidade o que há. Afora as “Histórias de Vida” e as “Caravanas”, é possível seguir uma rota geográfica proposta pelo livro com as “Pequenas Histórias”, que emendam um Estado ao outro, uma região a outra.
“Memórias de Brasileiros – Uma história em todo o canto” é uma parceria entre o Museu da Pessoa e a Editora Peirópolis e conta com o patrocínio da AmBev, Avon, Toyota e Ministério da Cultura. Já a receita arrecadada com os direitos autorais da obra será 100% revertida à sustentabilidade do Museu da Pessoa, uma vez que sua publicação tem como objetivo primeiro disseminar a um público cada vez mais amplo essas histórias de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário