quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O PIB está para o FIB assim como o FIB está para o PIB ou não.... E a Justiça Social onde está?

Um país monárquico chamado Butão, localizado no Himalaia, entre a China e a Índia, tem capturado a atenção mundial por que mede o FIB (Felicidade Interna Bruta) e afirma que este índice é mais importante que o PIB (Produto Interno Bruto). O Rei do Butão, afirma que o FIB é o alicerce de todas as políticas do seu governo. Sinceramente tem haver, para eles, é claro!
PIB mede o valor de toda a produção de bens e serviços finais de um país. É uma espécie de termômetro que indica “a febre” da produção. De forma que, quanto maior o valor do PIB maior é o nível de crescimento, envolvendo empresas nacionais e transnacionais.
No entanto, o rei do Butão insatisfeito com o materialismo do Produto Interno Bruto, criou em 1972 o conceito da FIB.
O modelo da Felicidade Interna Bruta - FIB, baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana se dá quando o desenvolvimento espiritual e o material acontecem lado a lado, complementando e reforçando um ao outro.
Em meio ao simples desejo de ficar sorrindo à toa, é que o Butão está criando toda essa onda mundial! Olha realmente nessa dada conjuntura, Se o Butão quer o FIB e resto do mundo o PIB, eu quero justiça social! O PIB ou o FIB só terão bons índices quando houver igualdade de renda, acesso a educação e à cultura, consciência ambiental, humana e social dentro de um princípio mínimo de solidariedade. O resto é balela acadêmica, longínqua da realidade do planeta. Aff, que falta faz uma inchada, uma foice ou um martelo!

Um comentário:

  1. oh su!!!
    qdo soube desse fib, achei uma sacada tão grande. não fala mal da academia não sô!!!
    juju

    ResponderExcluir