segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Câmara Municipal de Uberaba começa trabalho de preservação histórica de suas memórias

O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) e o 1º Secretário, vereador Carlos Godoy, participaram, esta manhã (20), de uma reunião com a Diretora do Arquivo Público, Lélia Bruno Sabino, com o historiador, Danilo Ferrari e a diretora do Departamento de Documentação e Pesquisa da CMU, Sumayra Oliveira. O encontro marcou o início de um trabalho planejado pelo presidente, de preservação histórica de documentos e objetos da Câmara e de Uberaba. Além de apresentar aos participantes um acervo pessoal que inclui fotos, objetos e cédulas (Réis, Cruzeiros e Cruzados), Dutra colocou este material a disposição para reprodução, ou mesmo, para uma exposição pública.

Ao expor sua intenção, ele sugeriu uma parceria com o Arquivo, visto que a Câmara, no futuro, poderá ser tornar um Museu Histórico, ou até mesmo uma Casa de Cultura. “Aqui nós já temos obras históricas, bem como o próprio prédio faz parte deste patrimônio. Mas queremos mais. Por isso, além de buscar apoio do Arquivo, vamos lançar na próxima semana uma campanha na TV Câmara, solicitando à população que doe, ou mesmo que nos empreste para reprodução, documentos e fotos históricas de Uberaba”, explicou.


Sumayra explicou que este trabalho irá “democratizar a informação, criando um vínculo entre o cidadão e o Poder Público”. Lélia Bruno parabenizou a Câmara, pela iniciativa e afirmou que o Arquivo será parceiro nas ações propostas por Dutra. Ela também enfatizou a necessidade de propiciar aos taxistas de Uberaba, um treinamento sobre as questões históricas que envolvem a comunidade, o que seria importante para o setor turístico. Aproveitando a discussão, o vereador Godoy revelou que alguns taxistas já estão se mobilizando neste sentido, o que pode ser o início deste trabalho. “Acredito que estamos dando um passo para preservação da memória de nossa cidade e quando fazemos isso estamos contribuindo de maneira significativa para a Educação”, ressaltou o vereador que é professor e também presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário