terça-feira, 18 de agosto de 2009

Audiência conjunta reúne prefeitos e vereadores de municípios mineiros

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, realizou uma audiência conjunta para receber prefeitos e vereadores dos municípios mineiros de Patrocínio, Dores de Indaiá, São Gotardo, Uberaba e Conceição das Alagoas. Os gestores discutiram as possibilidades de investimentos e as perspectivas de incentivo, através de programas do Ministério do Esporte, em seus respectivos municípios. A audiência conjunta foi justificada pelos interesses e necessidades comuns, uma vez que todas as cidades estão na mesma macrorregião e enfrentam os mesmos desafios.
O secretário falou sobre as ações possíveis de serem realizadas nessas localidades e informou que algumas iniciativas podem ser tomadas em curto prazo, como por exemplo, o envio de materiais para prática desportiva nas escolas públicas. Também explicou como funciona o programa Segundo Tempo e ressaltou que este programa atende satisfatoriamente às necessidades dos municípios, independentemente do seu tamanho.
Ribeiro esclareceu quais as medidas que devem ser tomadas para estabelecer convênios. Ele salientou a importância de dar atenção à parte burocrática dos processos no segundo semestre deste ano para que as atividades com as crianças possam começar já no início de 2010. “Todos os pleitos relacionados aos programas e obras devem ser cadastrados no SICONV“, explicou. “Mas a equipe do Ministério do Esporte está sempre a disposição para esclarecimentos e, se for o caso, ajudar as prefeituras durante o cadastro”. O SICONV é o Sistema Nacional de Convênios e pode ser acessado no site do Ministério do Esporte.
Foram discutidas, ainda, as alternativas possíveis para construir e reformar equipamentos qualificados para a prática desportiva e as possibilidades criadas através da Lei de Incentivo. O secretário explicou que a Praça da Juventude é um projeto interessante e que qualifica o espaço urbano. Em algumas cidades, no entanto, o valor investido pode ser redirecionado para outras obras que multipliquem e democratizem o acesso ao esporte em um número maior de bairros e distritos.
Avaliação - “É muito bom ver a iniciativa de pequenos municípios para viabilizar o acesso aos programas do Governo Federal”, avaliou o secretário. “Ficamos felizes porque isso estreita as relações e possibilita ampliar o raio das nossas ações”. Já os prefeitos foram unânimes em ressaltar a importância que um encontro como este tem para o desenvolvimento das cidades. Eles concordaram que, após os esclarecimentos, ficaram mais a vontade para persistir na busca de melhorias para a população de seus municípios.
Em Patrocínio já existe um programa de incentivo à prática desportiva nos moldes do Segundo Tempo. O Programa de Incentivo e Desenvolvimento do Esporte (PROINDE) atende 1.800 crianças em quatro modalidades desportivas. Para o prefeito Lucas Campos Siqueira, que esteve na reunião acompanhado pelo seu secretário de Esportes Marcos Remis e pelo vereador, Cássio Remis Santos, a parceria com o Ministério do Esporte pode aumentar a abrangência do programa, garantir o reforço alimentar e incluir profissionais ligados às áreas de psicologia e assistência social para iniciar um trabalho com as famílias.
O prefeito de Conceição das Alagoas, José Renato Sousa, disse que a reunião atendeu suas expectativas com relação à implementação de políticas do governo federal na área do esporte. Explicou ainda que os projetos do Ministério, com os valores advindos do esporte, beneficiarão a cidade em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento dos jovens como cidadãos. “Ao utilizarmos o esporte como ferramenta será possível amenizar problemas sociais e garantir lazer, entretenimento e interação entre as famílias”, ressaltou.
Já o prefeito Edson Cezário de Oliveira, do município de São Gotardo, avaliou positivamente o encontro. De acordo com Oliveira, a aprovação dos projetos de infra-estrutura que garantirão a construção de três quadras cobertas no município, duas delas em distritos, vão melhorar a qualidade de vida da população local. “As pessoas devem ser motivadas em seus locais de moradia, de modo a fazer com que todos percebam a importância de seu trabalho e da organização social fora dos grandes centros”, afirmou.
Mauricio Caetano Dias, vice-prefeito de Dores de Indaiá, disse que a reunião foi muito importante para ter noção exata do que está disponível. “Agora podemos fazer solicitações coerentes ao ministério e desse modo aproveitar ao máximo as perspectivas e os caminhos de desenvolvimento que prefeituras menores podem seguir”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário